A perda de um ente querido é um momento muito difícil. Reviver o luto no momento da exumação pode retomar o sentimento de perda de anos que já se passaram. Por isso precisamos estar preparados para que nada dê errado, entender cada passo e estar com toda a documentação necessária para este momento.
O primeiro passo a ser tomado é a EXUMAÇÂO, a remoção da ossada do local do sepultamento. Normalmente ela ocorre no período de 4 ou 5 anos após o enterro, quando no túmulo não há mais espaços vazios ou mesmo quando o sepultamento foi realizado em sepultura pública, da prefeitura.
Com a EXUMAÇÂO partimos para busca de uma Empresa Funerária de confiança que faça a documentação e siga para os procedimentos de cremação. É um processo bastante burocrático e com isso toda a documentação precisa ser analisada. Há a necessidade do envio do Atestado de Óbito para que se verifique a causa morte e os dados do falecido; algumas vezes é necessária uma Autorização do Poder Judiciário da Cidade.
Documentos necessario para a Cremação de Ossada:
- autorização de um parente de primeiro grau
- declaração da exumação
- documentos pessoais (Rg/ CPF) tanto do falecido quanto do familiar responsável
- cópia do atestado de óbito – em caso de morte violenta, sem assitência médica, ou por causa indeterminada: há a necessidade de documento judicial eliminando qualquer investigação policial.
Com toda a documentação e a Funerária contratada pode ser realizada a cremação. As cinzas são devolvidas e a família pode escolher uma urna para guarda, até mesmo aspergir ou plantar. A cremação é o procedimento mais ecológicamente correto, procure uma empresa que trate seus entes com carinho e respeito.